quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A mentira como Documentário - Luis Ospina



Um tigre de papel, de Luis Ospina, narra a trajetória de Pedro Manrique Figueroa, militante de esquerda e pioneiro da colagem na Colômbia, a partir de depoimentos de seus contemporâneos – artistas, conhecidos, amigos e amantes. Personalidade turbulenta e complexa, Figueroa tem sua vida e obra analisada de perto pelo olhar atento do cineasta, que tece ainda um delicado painel das transformações políticas e sociais de seu país ao longo do século XX. Mas só há um problema: será que Pedro Manrique Figueroa existiu?

Até aí, nada demais nesta sinopse... É só mais um documentário que narra a trajetória de uma personalidade! Mas, neste caso, fazer essa afirmação seria uma grande mentira, não tão grande e nem tão brilhantemente arquitetada como a contada por Ospina. Não sei se “sacada”  de Ospina reside na construção de um personagem sedutor, cativante e envolvente como Pedro Manrique Figueroa, ou se reside, justamente, em optar pelo gênero documentário para contar uma mentira e transformar o tema principal em pano de fundo, ou seja, a história da Colômbia compreendida entre as décadas de 30 e 80. 

O gênero documentário, comumente, se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade ou a sua representação – parcial e subjetiva e Ospina desconstrói essa premissa trazendo como protagonista de Um tigre de papel, uma mentira. A palavra “mentira” pode parecer um tanto quanto “pesada”, mas neste caso, “ficção” reduziria toda a grandiosidade de Um tigre de papel e a competência cinematográfica de Luis Ospina. No Brasil, temos como exemplo de documentários que jogam com a tensão entre ficção e realidade, o belíssimo Santiago e o emocionante Jogo de Cena (só para citar os mais "famosos"). Dentro desta proposta (tensionar ficção e realidade), ambos são imbatíveis. Porém, Um tigre de papel de Luis Ospina vai além da realidade e da ficção porque ele conta uma história real (mas para quem essa história seria real?), tendo uma mentira como protagonista.



Título Original: Un tigre de papel
Ano: 2007
Tempo: 115 min
Gênero: Documentário (ou não)
Direção e Roteiro: Luis Ospina
País de Origem: Colômbia



Nenhum comentário: